quarta-feira, 29 de maio de 2013

Programas portáteis (não, não é aplicativo para celular)

Você deve estar acostumado a instalar um programa em seu pc. Basta baixar o .exe ou .msi ou qualquer executável desses e continuar até finalizar a operação.

No entanto, o que você talvez não saiba, é que grande parte dos programas possuem hoje suas versões portáteis. A versão portátil de um programa pode ser salva num pen drive ou HD externo por exemplo e você executa o programa direto pelo pen drive, sem precisar instalar no pc.



Quais os benefícios? Simples, suponha que o conversor de áudio Switch Sound File Converter seja um programa que você usa muito pra converter tipos de áudio por algum motivo. Bom, tendo a versão dele portátil, você pode usar este programa onde estiver, em qualquer pc sem precisar instalá-lo, pode usa-lo em uma Lan House por exemplo, ou pc da faculdade. Aí quando baixar a música ou áudio que quiser, pode converter para um formato que quiser.

O lado ruim é que, por serem portáteis os programas devem ser idealmente leves, pequenos e fáceis de executar sem instalação, o que implica que programas grandes e complexos devem vir com número limitado de funções comparado ao original (como o Adobe Photoshop, por exemplo).


No mais, basta salvar os programas portáteis de sua preferência em uma pen-drive ou HD externo ou qualquer outro dispositivo de armazenamento (inclusive no próprio pc se quiser, ele só existirá naquela pasta, como se estivesse no pen drive) e você já poderá transportar os programas já configurados e personalizados para seu uso e necessidade. Você poderá utilizar os programas salvos no dispositivo em praticamente qualquer PC, desde que o sistema operacional seja compatível e que o acesso ao dispositivo não seja bloqueado por medidas de segurança (comum em Cyber-Cafés).

Deixo aqui, um link com 100 programas portáteis. Dentre eles os conhecidos Skype e Media Player Classic.

http://www.muambeirosdownload.com/100-programas-portateis
Programas portáteis

Gostou? Então compartilhe! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário