quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você sabia que o captcha que você digita na internet ajuda na digitalização de livros?

Tempo atrás, o Captcha, aquelas palavras que digitamos antes de baixar alguma coisa ou verificação de contas, não tinham utilidade nenhuma além de evitar fraudes.
Percebendo isso, um dos inventores da ferramenta, Luis von Ahn, resolveu dar outra utilidade para o Captcha. Quando você digita uma palavra nesta ferramenta, você pode estar ajudando a digitalizar livros.

O que? Como assim?
Sim, se você perceber que o Captcha que está escrevendo é do projeto ReCaptcha, você está ajudando a passar livros para o computador.

Para entender: há um processo automático que digitaliza as obras para um formato digital, mas o sistema do computador tem dificuldades em ler algumas palavras de livros mais antigos. Assim, essas palavras que o sistema não compreende são jogadas no Captcha, nós as reconhecemos e ajudamos o mundo a ter mais livros digitais. Legal né?



Para saber que o que escrevemos está correto, eles disponibilizam duas palavras: uma que o computador sabe e outra que ele não compreende. Ao acertar a que o computador já sabe, ele automaticamente entende que você também acertará a que ele não entende.
São mais de 200 milhões de ReCaptchas resolvidos todos os dias, o que dá cerca de 5 milhões de livros por ano. Isso tudo está explicado no vídeo abaixo, em que Luis também fala sobre outro projeto colaborativo para aprender novas línguas: é o Duolingo.



Portanto, da próxima vez que aparecer um ReCaptcha para você, pense que você não está perdendo o seu tempo e sim ajudando a transmitir o conhecimento para o mundo digital. (:

fonte: http://www.engenhariae.com.br/curiosidades/voce-sabia-que-o-captcha-que-voce-digita-na-internet-pode-ajudar-a-mudar-o-mundo/


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Aplicativo para reconhecer músicas de vídeos e áudios na internet ou pc

Sabe aquele momento em que você está assistindo a um vídeo com uma música e queria muito saber o nome dela?

Com o SoundHound você pode descobrir! Ele é um aplicativo para celular que basta captar o som do vídeo ou música sendo tocada que ele reconhece qual é e te diz o Artista e o Álbum em que foi lançada.



O aplicativo é pra celular que pode ser baixado tanto para Androids como para iPhones.

>> Android: http://goo.gl/XGrrVD

Gostou? Então compartilhe! :)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Como acessar o uTorrent remotamente


Pra quem usa frequentemente o uTorrent pra download de filmes e arquivos compartilhados em geral, fica essa super dica.

Você pode acessar o uTorrent do seu computador de casa e mandar ele começar a baixar um arquivo de qualquer lugar onde você estiver usando o navegador.


Tudo que precisa ser feito é você primeiro configurar o uTorrent instalado no seu computador de casa pra que isso seja possível.

Faça o seguinte:

1. Abra o uTorrent instalado no seu pc;

2. Na guia "Opções" clique em "Preferências";

3. Agora, abra o link "Remoto", como mostrado na figura, e marque a opção "Habilitar Acesso uTorrent Remoto";




4. De um nome para o seu pc e digite uma senha de acesso;

5. Pronto, você já configurou o uTorrent para ser acessado remotamente;





6. Agora, de qualquer navegador, basta você acessar o link uTorrent Remoto e digitar o nome do seu pc (usuário) e a senha criada.

Pronto. Você já pode visualizar o que seu torrent na sua casa está baixando, além de poder gerenciar cada um deles e adicionar novos arquivos pra irem baixando.

Vale destacar que só vai funcionar o acesso remoto se seu pc em casa estiver ligado e conectado a internet,  é claro ;)

Gostou? Então compartilhe! :)

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Como desativar programas que executam ao iniciar o Windows

Existem vários programas que iniciam logo que o Windows inicia quando ligamos o pc. Vários deles, extremamente necessários, uns nem tanto, e outros completamente inúteis.

O problema é que esses "inúteis" fazem com que o pc tenha que carregar muitos programas na memória desnecessariamente, o que pode tornar esse começo de uso bem lento. Sem falar na memória que ele continua ocupando sendo que talvez nem usando-o você esteja.

Entenda aqui "inútil" como aqueles programas que usamos também, mas não queremos que eles sejam executados TODA VEZ que ligarmos o pc. Só quando realmente for necessário.

Um exemplo é o Skype. Sujeitinho pra frente esse cara, basta usá-lo uma vez que ele já vem cheio de graça se iniciando logo que o windows inicia.

Pra não executar o Skype e tantos outros programas que você quiser logo que o windows iniciar, basta:

1. Digite no pesquisar do windows: msconfig



2. Clique na aba "Inicialização de Programas"



3. Desmarque os programas que você não quer que execute quando o windows iniciar; Clique em Aplicar e OK.

Pronto. Agora ele deve pedir pra reiniciar. Você pode reiniciar agora ou depois, mas as alterações só terão efeito quando a máquina for reiniciada.

Gostou? Então compartilhe! :)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Compartilhar o que estou sentindo ou fazendo em post no Facebook

Se você ainda não notou, o Facebook liberou uma nova funcionalidade ao postar algo em sua timeline. Agora é possível dizer o que você está sentindo ou fazendo expresso em um emoticon.

Por exemplo, para compartilhar como você está se sentindo ou o que você está fazendo com um ícone em uma atualização de status:
  1. Clique no menu Compartilhar na parte superior do Feed de notícias ou da linha do tempo.
  2. Clique em .
  3. Escolha o sentimento ou o que você está fazendo (por exemplo: bebendo ou comendo) na lista suspensa.
  4. Escolha como você está se sentindo ou uma descrição de sua atividade (por exemplo: o que você está bebendo), clicando em uma das sugestões ou digitando uma palavra para encontrar mais sugestões. Se não estiver na lista, você pode digitar a palavra inteira e selecioná-la na lista suspensa.
  5. Se você adicionar um sentimento que não consta nos menus de sugestão, deverá escolher um ícone que combine com ele.
  6. Para editar como você está se sentindo ou o que você está fazendo, clique em  e faça suas alterações ou clique no X para removê-lo de sua atualização. Para alterar seu ícone, clique nele em sua atualização de status e escolha outro na lista suspensa.
  7. Uma vez adicionado seu sentimento ou atividade, termine o preenchimento de sua atualização de status e clique em Publicar. Se você escolher uma atividade que envolve uma página autêntica – como uma marca, time de esportes ou filme – essa página aparecerá em sua atualização de status.
Se você descrever atividades como assistindo a um programa de TV ou lendo um livro, o programa de TV ou livro também aparecerá nas seções relacionadas em sua página Sobre onde você lista o que lhe interessa. Se você não tiver esse recurso na página Sobre ainda, suas atividades compartilhadas aparecerão aqui quando o recurso estiver disponível para você.

Gostou? Então compartilhe! :)