quinta-feira, 20 de junho de 2013

Novo Google Maps

Há pouco mais de um mês o Google anunciou as novidades do Google Maps, que passou por uma cirurgia plástica completa, incluindo nova interface e funcionalidades que tentam facilitar a vida do usuário. O novo serviço de mapas não estava disponível para todos há dias atrás, sendo necessário fazer um cadastro no site e aguardar ser convidado para experimentar. No meu caso, acessando o maps pelo google.com (sem o .br) aparece a opção de usar esse novo serviço. Acesse: https://maps.google.com/


Interface
Logo que você acessa o novo Google Maps, já se depara com uma interface modificada, muito mais clean e bonita que a versão antiga, principalmente em relação às cores. O mapa também ocupa uma área bem maior da tela e a barra de pesquisa, antes com um espaço superior dedicado apenas à ela, deixou de existir, e foi substituída por uma caixa suspensa – e bastante dinâmica.
É nessa caixinha suspensa que está boa parte dos “segredos” do novo Google Maps, como um histórico das pesquisas realizadas, rotas e informações de trânsito, transporte público e ciclovias. Também por ela você pode acessar fotos, o Google Street View e até o Google Earth, caso seubrowser de internet tenha suporte a WebGL.

Pesquisa
Agora, quando você fizer uma pesquisa no Google Maps, os resultados aparecerão diretamente no mapa, e não mais em uma lista de links na barra lateral. Com os resultados no mapa, basta clicar sobre o local e novas informações serão exibidas, o que o Google está chamando de “cartões de informações”.

Nestes cartões de informações você pode pesquisar a rota para chegar ao destino, marcar trajetos como favorito, visualizar fotos e também acessar diretamente o Google Street View. Dependendo do local que você está pesquisando, ainda mais informações podem ser exibidas, como avaliações dos usuários e links para cardápios (no caso de restaurantes).

Interatividade

O novo Google Maps facilitou a navegação por suas funções. Para acessar fotos do local pesquisado ou que próximas a ele basta clicar no ícone no canto inferior direito e um carrossel de imagens surgirá na tela. Além de ser mais prático, a disposição também ficou muito mais bonita.

Outra mudança na interface foi a remoção do bonequinho do Street View. Agora, enquanto você passeia pelo mapa, é só clicar em uma rua que a caixa flutuante exibirá o endereço e a opção de vê-la pelo Street View. Fácil e rápido.
Além disso, o Google Earth está integrado completamente à versão do Maps para navegadores de desktop. Neste modo, as fotos no carrossel ganham uma linha que mostra o local de origem da fotografia. Também é possível ver dezenas de cidade em 3D, principalmente as localizadas nos Estados Unidos. Ou seja, os passeios pelo mundo continuam divertidos, sem sair de casa e, agora, sem precisar baixar o Google Earth para isso.

Outra interatividade interessante incluída no novo Maps é a “imagem imersiva”: você pode “ver por dentro” de um  estabelecimento comercial, em muitos casos tendo uma visão de 360 graus. Ainda não há muitos locais com essa funcionalidade, mas a expectativa é que aconteça corrida de empresas que irão querer usar a plataforma do Google para divulgar suas marcas.


Rotas
A interface de rotas também foi melhorada, permitindo comparar qual a melhor forma de deslocamento, seja por automóvel, transporte público, a pé ou de bicicleta (caso haja ciclovias). Se você quiser comparar as linhas de transporte público, o Maps abre uma janela especial, explicando passo a passo o trajeto a se fazer para cada linha, inclusive comparando o tempo estimado de cada uma das opções e até a distância que deverá ser percorrida a pé.

Para os usuários de automóveis, o novo Maps também fornece a ferramenta de trânsito, que mostra em tempo-real como está o fluxo de veículos no local pesquisado. Você pode, por exemplo, verificar se a rota para seu destino está congestionada.



Redes sociais e personalização
Há quem diga que no novo Google Maps é uma rede social disfarçada, principalmente pela sua íntima ligação com o Google+. Por meio dele, você poderá ver comentários e notas dos seus amigos para estabelecimentos. Além disso, à medida que você navega pelos mapas, pontuando locais e opinando, o serviço vai aprendendo sobre você e direcionando suas buscas, dando dicas de lugares que você possa se interessar. O próprio Google afirma: “quanto mais você usa o Maps, melhor ele fica”. Com a recente compra do GPS social Waze pelo Google, o serviço deve crescer ainda mais nesse sentido nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário