domingo, 2 de junho de 2013

Criar senhas seguras e fáceis de lembrar

Quem nunca esqueceu a senha de um site ou aplicativo? Ou quem sabe usa a mesma senha pra tudo na internet! Quase sempre sua data de aniversário, quando não a do aniversário da sua mãe!! :D

Isso é muito fácil de hackear, se é que se pode dizer assim. Basta a pessoa ter seu email e pronto, ela joga seu aniversário e está feita a invasão.

Isso sem falar quando não se usa a MESMA bendita senha para TUDO que se queira cadastrar. Aí é só descobrir uma senha, e tchau, sua vida inteira vulnerável.

A maioria das pessoas faz isso por que lembrar senha é uma coisa muito chata mesmo. E difícil, convenhamos. Mas aqui vai então uma dica pra você criar senhas bem mais seguras (e diferentes) pra cada site e NUNCA se esquecer delas.


1. Crie um padrão que será completado em cada site;

2. Use nesse padrão, caracteres especiais, números e letras; (ex: 23#jh@)

3. Em cada site em que está cadastrando, complete seu padrão de senha completando com as iniciais do site (no início, meio ou final do padrão).

Por exemplo, inventei minha senha e o padrão é "d@gh#12". Vou criar minha senha no Ebay. Então, eu completo o final com as inciais "eb": "d@gh#12eb". Vou criar minha conta do hotmail, então minha senha é "d@gh#12hm".

Se você fizer isso:

1. nenhum site terá a mesma senha que outro para seu cadastro
2. você nunca se esquecerá de qual senha era, já que é sempre o padrão + o sufixo (no caso do exemplo, pode ser um padrão mais complexo).
3. se alguém descobrir uma de suas senhas, todas as outras contas ainda estão seguras, já que a senha não é a mesma.



Segurança na web é algo que precisa de atenção e cuidado! Se você usa a MESMA senha pra TUDO, cuidado, se em algum momento sua senha vazar, quem a tiver terá acesso a TODOS os sites onde você tem cadastro! Já imaginou o prejuízo?!


Segurança de senhas

Gostou? Então compartilhe! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário